segunda-feira, 11 de julho de 2011

Pessimismo




É realmente mais proveitoso quando você não conhece todo o seu potencial e não imagina o que as pessoas pensam a respeito dele. Assim como, quando você não faz ideia do que acontecerá após um tempo e mesmo não estando presente na vida de determinada pessoa, no momento oportuno, esse alguém te surpreende positivamente. Isso é absolutamente recompensador e estimulante!

Muita gente não entende quando eu digo que é mais conveniente deixar algo entreaberto de início e ir demonstrando algo arrojado e especial no decorrer de um ciclo, mas com cautela e segurança, evitando assim um desgaste relacionado a não-absorção ou incompreensão daquilo que queremos ser para algo ou alguém.

Sim, é complicado conseguir ser seguro e otimista com relação a algo que se quer muito e que, a princípio, é visto como um tabu a ser alcançado. Até porque, acredito que somos atraídos primariamente pelo que está a um patamar acima do que somos ou de onde estamos. Então, como não ser pessimista em casos onde estamos sempre abaixo do que almejamos?

É aí que mora o perigo. Se você quer ser reconhecido por determinada qualidade ou quer se sentir querido por alguém por quem o é pra você, não deixe transparecer o seu pessimismo, que por vezes chega a ser exagerado por quem não deveria nem imaginar algo relacionado, ao passo que é normal pra você. Simples atitudes mal-interpretadas interiorizam-se como características torpes e, com o tempo, tendem a ajudar a formar um "pré-conceito" destrutivo daquilo que se imaginou e foi objetivado no início.

Bom, falar é fácil... mas tentar não custa nada, né?

3 comentários:

Daniel Ribeiro disse...

:) Interessante esta análise... é vendo as coisas por uma outra perspectiva...

Kennedy Lucas disse...

Muito melhor do que criar falsas expectativas e se frustrar na frente. o que acontece com frequencia aqui.

Esse pessimismo seria entao uma forma de proteção? Talvez sim, mas talvez não justamente pelo risco da interpretação da outra pessoa.

Se relacionar é sempre dar um pouco de si, acho. Quem é egoísta morre forever alone (risos).

Nem sabia q vc tinha brogui, legal! =)

bjs

Jomara disse...

Penso que sim, Kennedy. O pessimismo, mesmo sendo uma forma de proteção contra o que venha a acontecer futuramente, objetivando assim obter "lucro" do que quer que ocorra, pra mim, tem esse lado BEM negativo que se traduz na forma como o outro interpreta. Relacionamentos proveitosos são aqueles que nos somam ou até nos subtraem, como expus no post sobre "Quem sou eu".. Apareça sempre amigo, e seja muito bem-vindo!