quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Independência emocional


Pessoas frias geralmente trazem na bagagem alguma história de decepção e sofrimento, certo? Talvez. É isso que eu procuro desvendar desde recentemente, mesmo tendo encontrado obstáculos gigantes que, inconscientemente, me forçam de forma antecipada a desistir de tal trajeto.

Descobri que eu tenho a estranha mania (mesmo sendo algo involuntário) de sempre aparecer no momento errado. É incrível como depois de certo tempo eu percebo o quão tosca foi minha aparição!

Eu costumo repetir pra mim que a gente sempre busca o que não possui e quando o possui, deixa ocorrer uma desvalorização tamanha que então não mais compreendemos o motivo da busca inicial. Isso é absolutamente normal, mas a gente esquece até onde vai a veracidade disso ou prefere acreditar que só acontece conosco.

É interessante perceber que abrimos mão de algo simplesmente porque queremos o bem de outrem, o que não significa que o contrário faria o mal, mesmo sob dubitáveis hipóteses negativas. Mais interessante ainda é aprender a se autovalorizar, conquistando assim uma independência emocional gigantesca. E conseguir enxergar alguém se superando a cada dia, assim como você perceber que estão suprindo e até ultrapassando suas expectativas iniciais, é absolutamente compensador e estimulante.

Eu na verdade estou bastante feliz com uma escolha meio desacertada a princípio, decisão essa que jamais imaginaria eu, que me traria tanta satisfação. Eu hoje compreendo o verdadeiro significado de companheirismo, de afeto recíproco, de como é bom aprovar um comportamento de alguém querido, da beleza que há na simplicidade e de como eu me sinto bem com ela, além de uma porção de outras coisas que jamais imaginei que estariam tão próximas a mim.

Mas, na minha vida existem ainda espaços não delineados e obscuros, o que eu estou tentando fazer agora é preenchê-los com muita luz.

2 comentários:

Chalil Costa disse...

Acho interessante, sempre pensei na independência emocional e descobri que aos poucos conseguimos construir uma base solida para ela. As coisas que maltratam também tem o poder de fortalecer nosso caráter emocional e um belo dia você acorda e dá conta de que precisa apenas de você mesmo para ser feliz, mas nem por isso vai deixar de ter a oportunidade de viver novas histórias, inclusive, valoriza ainda mais suas novas histórias... sempre pensei nisso!

Renan Alves disse...

Realmente, as vezes pessoas frias, não são pessoas com algum histórico de decepção. Interessante que na vida a busca pela independência, seja ela qual for, é exaustamento tentada por vários, porém conseguida por poucos, e isso, certamente, é motivo de mérito pessoal.
Jomara você que tem lugar pra sempre em minha vida. Amiga distante, porém guardada no coração